Por Carlos Gontow

Para aprender inglês e ganhar fluência é preciso treinar pensar em inglês! Quando você fala português, você pensa em português e as palavras vêm naturalmente para você. Como fazer isso acontecer em inglês? Isso é um exercício que você pode fazer sempre. Ele funciona e também é divertido.

Inicie de uma maneira bem simples. Comece mentalmente descrevendo as coisas que você está fazendo no momento. “I’m washing my hands. I’m walking.” Parece meio bobo, não? Mas é só um começo. Dependendo do seu nível de inglês você, aos poucos, complicar mais. Se você ainda é um iniciante na língua, continue com frases mais simples, por algum tempo.

Quando você estiver na rua, no ônibus ou mesmo dirigindo seu carro, comece a falar mentalmente tudo o que está vendo. “There’s a woman waiting for the bus; It’s raining”, etc. Podem ser até palavras isoladas, se você ainda não sabe inglês o suficiente.  “A dog, a car, a blue car”. Se você fizer isso constantemente, cada vez ficará mais fácil e mais natural. Quando você perceber, estará pensando em inglês.

Isso não acontecerá de uma hora para outra. Não posso dizer que levará um mês ou um ano. Depender de você e do seu treino.  Então, mãos à obra!

 (Adaptado do blog “Dicas Para Aprender Inglês”)

Escritor, ator, diretor de teatro e blogueiro, Carlos Gontow é professor de inglês há 26 anos. Trabalha com ensino de inglês através de teatro, música e jogos. Tem experiência no ensino de crianças, adolescentes e adultos. Também dá cursos e ministra palestras de treinamento para professores de inglês. É ator e diretor de peças de teatro em inglês. É autor dos livros “The Classroom is a Stage – 40 Short Plays for English Students” (215 páginas, R$ 62,00 em media) e “101 Dicas Para Você Aprender Inglês Com Sucesso” (344 páginas, R$ 58,00 em média) ambos publicados pela DISAL Editora. É também autor do blog “Dicas Para Aprender Inglês” (http://dicasingles.wordpress.com)  – dicas preciosas, que também são publicadas  em nosso jornal.

Curta e compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS