O simpósio acontece nos dias 6 e 7 de dezembro em São Paulo e deve contar com cerca de 500 profissionais da área de Medicina Esportiva, entre médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, biomédicos, preparadores físicos, professores de Educação Física, pesquisadores e estudantes da área da Saúde.

No início de dezembro acontece em São Paulo o importante “Simpósio Internacional de Cartilagem Vita de 2012”. O evento, que deve contar com cerca de 500 profissionais da área de Medicina Esportiva, entre médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, biomédicos, preparadores físicos, professores de Educação Física, pesquisadores e estudantes da área da Saúde, está marcado para o Centro de Convenções SENAC Santo Amaro (à rua Dr. Antônio Bento, 393, Santo Amaro). No dia 6 de dezembro, quinta-feira, o Simpósio acontece das 14h às 20h. No dia 7, o horário é das 9h às 20h. Informações e inscrições através do telefone 11-3123-8482, e-mail cursos@vita.org.br e www.institutovita.com.br. O preço da inscrição é de R$ 370,00.

O “Simpósio Internacional de Cartilagem Vita 2012” discutirá várias questões, como as “Lesões Esportivas” e o “Envelhecimento Tecidual”. Participam três renomados pesquisadores internacionais – o doutor Daniel A. Grande, o professor Jacques Pootmans (foto) e a Dra. Karen Hambly – além de importantes nomes da Medicina e Saúde do País. São ao total 18 palestras, seis mesas redondas e um workshop. Além deles, foi convidado para dar uma palestra o jornalista Juca Kfouri, que com sua vivência pessoal e profissional poderá ajudar os profissionais da área da saúde a entenderem o ser humano que inevitavelmente envelhece e o atleta que, com frequencia indesejada, sofre com suas lesões. Tema da palestra de Kfouri é “As duas mortes do jogador de futebol”.

O objetivo do Simpósio é ampliar o entendimento das lesões de cartilagem no Brasil para cerca de 500 profissionais da área de Medicina Esportiva, entre médicos, fisioterapeutas, professores de Educação Física, nutricionistas e pesquisadores brasileiros. O Simpósio Internacional Vita de 2012 é patrocinado pela Chantal e pela Politec Saúde. Conta com os seguintes apoiadores: SBQ – Sociedade Brasileira de Quadril; SBRATE – Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; Sonafe – Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva

Senac – Senac São Paulo; AbtPe – Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé e Hospital Samaritano.

Segundo Isabela Ugo Luques Scarano, coordenadora do Simpósio, junto com os doutores Márcio Freitas e Arthur Perez (fisioterapeuta do Instituto Vita), o atendimento aos praticantes de atividades físicas e aos atletas profissionais de variadas modalidades esportivas frequentemente coloca os profissionais da área da Saúde diante das lesões articulares, em especial as lesões da cartilagem articular. “Essas lesões podem ocorrer por diversos motivos, como uma torção do tornozelo em um treino de basquete, devido aos impactos repetitivos nos quadris causados pela corrida; um trauma no joelho em um jogo de futebol; ou ainda estarem relacionadas à grande amplitude de movimentos dos ombros de um nadador”, exemplifica Isabela, que é gestora do Laboratório de Biomecânica do Instituto Vita e coordenadora de Pesquisa do Vita Care.

As lesões articulares também acompanham o envelhecimento do ser humano. “Um dos maiores desafios da medicina atual, especialmente com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, é o tratamento da artrose, que acontece nos joelhos, quadris e pés, entre outros, e acabam privando as pessoas de envelhecerem com qualidade de vida. A artrose nada mais é do que a destruição ou degeneração da cartilagem que reveste as nossas articulações (processo fisiológico, inerente ao fato de assumirmos a postura bípede), provocando dor, inchaço e limitação de movimento. Com o objetivo de renovarmos os conhecimentos sobre o assunto, e trazermos o que há de mais moderno quanto às possibilidades de tratamentos das artroses, ou mesmo de lesões da cartilagem nos traumas esportivos, estamos organizando este Simpósio Internacional de Cartilagem”, explica Márcio de Freitas, especialista em Pé e Tornozelo do Instituto Vita.

Segundo o Dr. Wagner Castropil, presidente do Instituto Vita, a escolha do tema Cartilagem foi muito oportuna. “Apesar da frequencia e da gravidade das lesões de cartilagem, o entendimento das suas causas, as formas de tratamento e as possíveis medidas preventivas, são ainda verdadeiros desafios para os profissionais envolvidos no tratamento desses pacientes e estão no limiar no conhecimento da Medicina Esportiva”, afirma.

Curta e compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS