A #RedeMIS oferece três oficinas independentes para os interessados em debater e aprofundar seus conhecimentos e práticas sobre as mídias e redes sociais. As oficinas são ministradas pelo multicultural José Luiz Goldfarb. No terceiro encontro, haverá a participação de Vinícius Campos,  jornalista, ator, escritor e apresentador do Disney Channel, que vem da Argentina especialmente para o evento.  A primeira oficina, “Viajar com as redes sociais”, acontece hoje,  13 de agosto, terça-feira, das 19h às 22h.  A entrada é franca. Não é preciso fazer inscrição (basta comparecer no LabMIS nas datas e horários).

 

José Luiz Goldfarb

A #RedeMIS, núcleo do Museu da Imagem e do Som (MIS) nas redes sociais, tem novas oficinas em agosto, com a  proposta de disseminar atividades de educação, jornalismo e cultura on e offline. “Neste mês, teremos três oficinas para quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre  o uso das redes sociais utilizando o Twitter, FaceBook, Instagram e FourSquare”, diz o coordenador da #RedeMIS, o multicultural José Luiz Goldfarb, que acrescenta: “os interessados podem fazer as três oficinas ou apenas uma, dependendo de cada agenda, já que as oficinas são independentes”. As oficinas são voltadas a jornalistas, professores, escritores, estudantes e demais interessados em debater e aprofundar seus conhecimentos e práticas sobre as  mídias e redes sociais. A entrada é franca. Não é preciso fazer inscrição (basta comparecer no LabMIS nas datas e horários)

A primeira oficina, “Viajar com as Redes Sociais”, acontece hoje, terça-feira, 13 de agosto, das 19h às 22h. “FaceBook, twitter, foursquare  e instagram podem transformar sua viagem numa experiência inovadora. Descobrir o que comer ao entrar num novo restaurante, receber uma advertência sobre a deficiência de um serviço em um lugar onde você está chegando e poder compartilhar experiências, conhecimento e sensações vivenciados durante a viagem são possibilidades que se abrem graças às redes sociais”, diz Goldfarb. “Você posta, por exemplo, uma foto de uma singela rua em uma cidade da Europa e, de repente, um amigo diz pela rede social: ‘Tem logo aí, dobrando a esquina, uma praça  maravilhosa!” Ou diz que há na cidade vizinha um museu sensacional que não deve deixar de ser visitado. Dias atrás, ao entrar em um restaurante em León, cidade de cerca de 200  mil habitantes na Espanha, fiz check in no foursquare e logo tinha em mãos informações preciosas sobre o local!”, conta o coordenador da #RedeMIS.

A segunda oficina, “As redes sociais e as manifestações no País”, está marcada para o dia 20, das 14h30 às17h30. “Após os acontecimentos que abalaram o País em junho, não há mais dúvidas das possibilidades que as redes sociais representam em termos de mobilização da sociedade. Nesta oficina temática, analisaremos como funciona o uso das redes sociais como organizadoras de ações na sociedade e debater as possibilidades em termos da construção de novas formas de participação democrática”, diz Goldfarb, acrescentando que o tema foi debatido na última oficina com tanta repercussão “que se tornou necessário fazer mais essa edição”.

A terceira oficina, “Como os conhecidos das redes sociais podem tornar-se nossos amigos”, ocorre no dia 27 de agosto, das 19h às 22h, com a participação de Vinícius Campos é jornalista, ator, escritor e apresentador do Disney Channel, que vem da Argentina especialmente para o encontro. “Uma recente pesquisa nos Estados unidos apontam que 30% dos casamentos da atualidade são fruto de relacionamentos virtuais. Como aprofundar as relações despertadas pelas redes?”, indaga o coordenador da #RedeMIS.

 

Ficha Técnica

Onde:  Sala de Workshop do Museu da Imagem e do Som (MIS), na avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo – tel: 11-2117-4777-  www.mis.sp.org.br;

Quando: dias 13, das 19h às 22h; 20, das 14h30 às 17h, e 27, das 19h às 22h;

Entrada: franca;

Coordenador:  José Luiz Goldfarb (no dia 27 haverá a participação especial do jornalista, ator, escritor e apresentador Vinícius Campos);

Público-alvo: jornalistas, professores, escritores, estudantes e demais interessados em debater e aprofundar seus conhecimentos e práticas sobre as  mídias e redes sociais;

Estacionamento conveniado: R$ 8,00 (desde que a pessoa carimbe o estacionamento na recepção);

Acesso e elevador para cadeirantes

Ar-condicionado: sim;

Realização: #RedeMIS;

Apoio: Fundação Santa Maria.

 

Sobre a #RedeMIS

Iniciada em setembro do ano passado, a #RedeMIS reúne a tribo de twitteiros culturais no MIS para trocar experiências, conhecimento e auxiliar outras pessoas a entrarem nas Redes Socais. “Pessoas que ainda não estão nas Rede Sociais podem se cadastrar e aprender com assessores sentados ao lado. E quem ainda não deslanchou nas redes tem a oportunidade de se desenvolver e aprofundar ainda mais”, diz José Luiz Goldfarb, o âncora do projeto. Segundo Goldfarb, “não é novidade para ninguém que o crescimento da relevância das mídias sociais junto a nossa sociedade tem alterado significativamente a forma pela qual o nosso dia a dia tem se desenvolvido. A um custo extremamente baixo as pessoas têm nas mãos seus celulares e tablets, que ligados à rede colocam um infinito de possibilidades ao alcance de todos. Fazer desta oportunidade um momento para a efetiva democratização da cultura é a meta da #RedeMIS”, afirma. E acrescenta: “Curiosamente, essas iniciativas têm tido um grande índice de aprovação justamente devido ao fato de permitir a efetiva democratização das informações e conhecimentos de forma imediata e, principalmente, com valor agregado, algo jamais visto na história da humanidade. Não há como negar que será desafiador ver os cidadãos brasileiros, pessoas comuns, como efetivas fontes e propagadores de informações inéditas e ricas para o mundo inteiro”, afirma.

 

Sobre José Luiz Goldfarb

É bacharel em Física (USP), mestre em Filosofia e História da Ciência (McGill University, Canadá), doutor em História da Ciência (USP), vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, presidente da Cátedra da Cultura Judaica da PUC-SP e coordenador do Twitter da PUC-SP; curador do Prêmio Jabuti; presidente do Conselho da Associação Amigos do Museu Judaico de São Paulo; assessor de Comunicação e de Redes Sociais da Associação Brasileira ‘A Hebraica’ de São Paulo; consultor de programas de incentivo à leitura, de projetos do terceiro setor e de desenvolvimento de ações sociais e educacionais no Twitter; membro da Academia Paulista de Educação e coordenador do projeto #REDEMIS do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

 

Curta e compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS