Pesquisa do IBOPE Media revela que 39% das mulheres brasileiras que estão na  internet usam a rede para se informar e 23% para entretenimento.   

Desde sempre as mães estão muito conectadas com os filhos. A grande novidade dos tempos modernos é que as mamães brasileiras estão também cada vez conectadas com o mundo! Uma recente pesquisa realizada pelo IBOPE Media mostrou que nos últimos sete dias no Brasil 97% das mães brasileiras assistiram à TV, 71% escutaram rádio, 48% acessaram a internet, 40% leram jornal, 35% viram TV por assinatura, 33% leram revistas e 3% foram ao cinema.

Os dados revelam que a busca por informação e entretenimento é crescente entre  as mães brasileiras que, além de consumir dois ou mais meios simultaneamente, também consomem um mesmo meio em diferentes plataformas. A leitura do jornal impresso e digital, por exemplo, já corresponde a 7%.

Segundo o IBOPE Media, 47% das mulheres das principais capitais e regiões metropolitanas são mães ou responsáveis por algum integrante do domicílio onde vivem. Desse total, 57% trabalham e 83% são as principais responsáveis pelas compras da casa.

A pesquisa mostra ainda que do total das mães que estão conectadas à rede, 39% acessam a internet para se informar, enquanto 23% dizem que o fazem para entretenimento.  Quando consideradas apenas as mães que trabalham, esses percentuais sobem para 46% e 27%, respectivamente.

De acordo com Juliana Sawaia, gerente de learning & insights do IBOPE Media, a internet é uma importante aliada das mães. “Além de proporcionar entretenimento e informação, a internet é uma ferramenta facilitadora das inúmeras tarefas do dia a dia; as mães que acessam a internet regularmente, passam em média 2h05 conectadas por dia”, afirma.

No geral, enviar e receber e-mails são as atividades mais praticadas pelas mães que estão conectadas (84%). Mas o acesso às redes sociais também é comum: 75% delas visitaram páginas dessas redes, sendo que 59% publicaram ou atualizaram conteúdo nos últimos sete dias.  Ler notícias é outra atividade popular entre elas, com adesão de 67%.

Quando considerados o uso de internet nos últimos sete dias, 59% das mães também enviaram e/ou receberam mensagens instantâneas e 57% consultaram mapas, rotas e endereços.

Há ainda 56% que assistiram ou baixaram fotos e vídeos, 46% que visitaram sites de saúde e 39% que consultaram a previsão do tempo ou acessaram páginas de sites de educação e aprendizagem.

Iara Paes de Almeida, usuária do Coroa Metade

De acordo com a usuária do site Coroa Metade, a engenheira Iara Paes de Almeira, 57 anos, a Internet é uma ferramenta fundamental nesta época em que a mulher se divide em tantas tarefas. “Gosto de ler jornais e revistas, mas também a internet pelo computador ou celular é importante para que eu possa me manter informada através de sites e portais,  assim como para conversar com amigos, parentes e clientes das obras em que estamos atuando”, diz Iara, que também utiliza a internet para o lazer. No Coroa Metade há cerca de quatro meses,  Iara conta que entra no site cerca de 20 minutos por dia,  “seja para conversar, seja para a leitura do jornal Coroa Metade”.

Segundo Airton Gontow, idealizador e  diretor do site, cerca de 60% dos cadastrados do Coroa Metade são mulheres.  Entre as mulheres do site, cerca de 85% são mães.

 

Sobre o IBOPE Media

O IBOPE Media é a maior empresa latino-americana de pesquisa de mídia. Especializada no monitoramento de meios de comunicação e sua relação com os consumidores, a empresa provê a seus clientes sistemas de apoio baseados, principalmente, em pesquisa de mídia e serviços analíticos e consultivos para subsidiar a tomada de decisão de negócios. Possui operações em 15 países da América Latina e um escritório comercial em Miami, responsável pelo atendimento a clientes internacionais.

O IBOPE Media tem parceria com as duas maiores empresas globais de pesquisa de mercado, Kantar Group e Nielsen Company. Para seguir no Twitter:  @ibope_br

Curta e compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS