Flexibilidade e resistência muscular são alguns benefícios que a prática de simples exercícios, feitos em casa ou na academia, podem proporcionar, desde que recomendados e/ou acompanhados por profissionais da  Saúde.

Cada vez mais as pessoas sabem que  os cuidados com a saúde promovem o bem-estar geral e faz bem para o corpo e para a mente. Além de prevenir o aparecimento de algumas doenças, a prática de exercícios, mesmo os mais simples, feitos em casa todos os dias ou no parque, depois da caminhada, pode resultar em benefícios que serão aproveitados ao longo da vida. Mesmo ainda pouco conhecidos pelo público em geral, os exercícios físicos com faixas elásticas ganham cada vez mais adeptos. Além de ótimas para a saúde, as faixas são fáceis de carregar e podem ser usadas em qualquer espaço. Flexibilidade, fortalecimento muscular, resistência à fadiga e coordenação motora são alguns dos benefícios adquiridos pela prática de exercícios com o uso das faixas elásticas(foto acima na página e na capa do Jornal Coroa Metade), resultados semelhantes aos conquistados nos aparelhos de musculação.

“Uma dica para aproveitar mais os benefícios dos exercícios é realizá-los com os pés descalços ou com meias antiderrapantes. Durante a atividade procure prolongar sua respiração ao longo de todo o movimento, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca”, diz Tânia Fleig, fisioterapeuta do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur.  Segundo a fisioterapeuta, o importante é escolher um espaço sem obstáculos que seja ventilado e agradável. “Antes de iniciar a atividade, o praticante deve consultar um profissional especializado para receber as orientações adequadas e saber qual resistência da faixa elástica é ideal”, diz Tânia.

Confira a seguir dicas de exercícios que podem ser realizados usando faixas elásticas indicadas pela fisioterapeuta Tânia Fleig:

Alongamento dos Peitorais

1)       Em pé, mantenha os pés paralelos e a coluna ereta.

2)       Dobre a faixa elástica ao meio e segure nas extremidades.

3)       Eleve os braços, levemente abertos, segurando a faixa com as mãos na altura dos ombros, com os cotovelos estendidos. Inspire e eleve a faixa acima da cabeça.

4)       Flexione os cotovelos enquanto expira e passe a faixa elástica por trás da cabeça, sentindo que o movimento dos braços alongue os peitorais, mantendo os cotovelos abertos. Volte a posição inicial inspirando, expire e recomece o exercício.

Exercício Funcional de Ombros – Relaxamento

1)       Em pé sobre a faixa elástica, mantenha os pés juntos, as pernas pressionadas uma à outra e os braços estendidos ao longo do corpo e as palmas das mãos voltadas para trás, segurando firmemente as pontas da faixa.

2)       Inspire e puxe os ombros para cima, depois gire-os virando a palma das mãos para a frente.

3)       Ao expirar, deixe que a faixa puxe seus ombros para baixo, girando as mãos novamente para trás retornando a posição inicial. Respire profundamente e repita o exercício.
Fortalecimento de membros inferiores e braços (Agachamento)

1)      Em pé sobre a faixa elástica, mantenha os pés paralelos e afastados. Com a coluna ereta, segure as extremidades da faixa elástica nas mãos. Inspire e durante a expiração, flexione os joelhos ao mesmo tempo em que eleva os braços à frente, até a linha dos ombros, sem dobrar os cotovelos.

2)       Inspire e retorne a posição inicial. Respire profundamente e repita o exercício. Durante a atividade mantenha o abdômen contraído e os calcanhares no chão.

Faixas Elásticas Mercur:  são uma opção prática e versátil para realizar atividades físicas. Foram desenvolvidas de acordo com as percepções de profissionais da saúde e de usuários. São fáceis de usar e transportar e permitem realizar diferentes tipos de exercícios em vários ambientes. Possibilitam um sistema progressivo, que permite alterar as resistências conforme a melhora do desempenho. Indicadas para auxílio no fortalecimento dos músculos e articulações, melhora na coordenação motora e habilidades funcionais, em caso de tratamento pós-operatório de traumas e lesões ou treinamento esportivo. Também podem ser usadas para exercícios de fisioterapia, terapia ocupacional, domiciliar e educação física, entre outros.

 

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