por Carlos Gontow

Esta é uma dica que a minha amiga e professora de inglês Virginia Kachan deu há muitos anos. Usei e deu muito certo. E sempre recomendo aos meus alunos.

Uma das grandes dificuldades das pessoas que estão aprendendo inglês é lembrarem-se do vocabulário novo. Você aprende palavras novas, muitas vezes entende o que elas querem dizer, mas na hora em que vai falar, as palavras não surgem na sua cabeça. Ou você lembra das palavras, mas não sabe como usá-las! Como fazer?

Capa do livro de Carlos Gontow

A dica é a seguinte: faça cartõezinhos de papel! (Pegue folhas de papel tamanho A-4, dobre ao meio, dobre ao meio novamente e mais uma vez. Se você fez direitinho, tem agora o papel dividido em oito partes. Corte nas linhas e terá 8 cartõezinhos, de aproximadamente 10cmx7cm. O tamanho não precisa ser exatamente este. É só uma sugestão.)

Depois, faça o seguinte. De um lado do cartão escreva a palavra que você aprendeu, em letras bem grandes. Do outro lado, escreva a definição da palavra, em inglês (não a tradução – lembre-se da Dica 9: Esqueça o português). Você pode fazer um desenho que ilustre a palavra, pode escrever nomes de pessoas que você associa com aquela palavra, escrever sinônimos ou o que quiser. Escreva também frases em que a palavra aparece. Copie essas frases do seu livro ou de dicionários – todo bom dicionário tem exemplos.

Pegue vários desses cartõezinhos e ande com eles no bolso. Você tem um tempinho durante o dia? Pegue um cartãozinho do bolso, leia a palavra e tente lembrar a definição e os exemplos. Conseguiu? Confira no verso se está certo. Ótimo! Passe esse cartão para outro bolso. Não conseguiu? Vire o cartão, leia a definição e os exemplos novamente. Coloque o cartãozinho no final da pilha e tente novamente mais tarde.

Vai para o trabalho ou para a escola de ônibus ou metrô? Aproveite e use os cartõezinhos! Vai de carro? Deixe no banco do lado. Quando o sinal fechar, dá tempo de usar um ou dois cartõezinhos. (Não use os cartõezinhos enquanto estiver dirigindo!) Está na fila do restaurante por quilo? Use um ou dois cartõezinhos. (Eu fiz muito isso na fila do banco, mas naquela época não existia Internet Banking.) Está aguardando ao telefone para ser atendido pela sua empresa de TV a cabo? Imagine quantos cartõezinhos você pode usar, enquanto você ouve aquela mensagem “Já vamos atendê-lo, sua ligação é muito importante para nós”!

Usei muito esses cartõezinhos e deu muito certo. Tem gente que ri quando dou essa ideia. Tem gente que acha que dá muito trabalho. Muitas dessas pessoas também reclamam que não lembram do vocabulário…

Pode ser que você ache estranha esta dica, mas antes de dizer que não gosta, que tal tentar fazer por algum tempo? Experimente, veja os resultados e depois decida se funciona ou não funciona para você.

Depois escreva contando-me o resultado.

E obrigado Virgínia por ter ensinado-me essa dica tão valiosa!

 (Adaptado do blog “Dicas Para Aprender Inglês”)

Escritor, ator, diretor de teatro e blogueiro, Carlos Gontow (foto no alto da página) é professor de inglês há 26 anos. Trabalha com ensino de inglês através de teatro, música e jogos. Tem experiência no ensino de crianças, adolescentes e adultos. Também dá cursos e ministra palestras de treinamento para professores de inglês. É ator e diretor de peças de teatro em inglês. É autor dos livros “The Classroom is a Stage – 40 Short Plays for English Students” (215 páginas, R$ 62,00 em media) e “101 Dicas Para Você Aprender Inglês Com Sucesso” (344 páginas, R$ 58,00 em média) ambos publicados pela DISAL Editora. É também autor do blog “Dicas Para Aprender Inglês” (http://dicasingles.wordpress.com)  – dicas preciosas, que também são publicadas em nosso jornal.

 

 

Curta e compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS