Acontece de 3 de outubro a 28 de novembro o curso de “Demografia das Religiões”, com o sociólogo, professor e jornalista René Decol, na Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. O curso de extensão analisa as mudanças demográficas no Brasil e no mundo como uma variável importante na compreensão dos grandes dilemas das sociedades modernas, principalmente, das transformações no campo religioso. Neste curso analisaremos o que aconteceu com as religiões no Brasil nos últimos 50 anos, a partir dos dados dos censos demográficos do IBGE. Vamos enfocar o aumento do número de religiões, assim como o crescimento de evangélicos, minorias, e dos sem religião”, diz René Decol. Quem não é aluno da PUC-SP também pode se matricular.

  

O sociólogo, professor e jornalista René Decol

São Paulo – Um novo e instigante curso acontece de 3 de outubro a 28 de novembro na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Em “Demografia das Religiões”, o professor René Decol aborda as transformações demográficas no Brasil e no mundo como uma variável importante na compreensão dos grandes dilemas das sociedades modernas.  As aulas acontecem sempre às quintas-feiras, das 19h30 às 22h30. São oito aulas ao total. O valor do curso é de R$ 500,00 (em três parcelas iguais). Informações e inscrições pelo telefone 11-3124-9600 ou através do linkhttp://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/demografia-das-religioes. As aulas acontecem na unidade Consolação da PUC-SP (rua da Consolação, 881). Veja o link com a apresentação do curso pelo professor Decol: http://youtu.be/t2i0lYhU9sw

Segundo o professor, sociólogo e jornalista René Decol, Doutor em Demografia pela Unicamp, o principal objetivo é abordar a demografia como importante ferramenta para a compreensão das sociedades contemporâneas, principalmente a dinâmica dos grandes grupos religiosos e sua influência sobre a aritmética política e eleitoral.

Serão abordados temas como o crescimento populacional dos grandes grupos religiosos, as religiões nos censos demográficos, os judeus no Brasil e no mundo, a religião na sociedade pós-moderna, a relação entre migrações e religião e as perspectivas populacionais para o século 22.Neste curso analisaremos o que vem acontecendo com as religiões no Brasil nos últimos 50 anos, a partir dos dados dos censos demográficos do IBGE. Estudaremos o aumento do número de religiões, assim como o crescimento do número de evangélicos, das minorias, e dos sem religião”, diz René Decol

José Luiz Goldfarb

De acordo com José Luiz Goldfarb, presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP,  alunos dos cursos da Cátedra têm um perfil bem variado. “Os cursos são instigantes para pesquisadores, professores e estudantes de graduação; pós-graduação nas áreas de História, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Serviço Social, Relações Internacionais; e professores do Ensino Médio, assim como interessados em geral, mesmo quem não tem conhecimentos prévios sobre os assuntos”, afirma, acrescentando que não é preciso ser aluno regular da PUC para se inscrever para o curso.

 

Informações Gerais

Nome do curso: Demografia das Religiões

Professor: René  Decol

Quando: oito aulas de três  horas cada, às quintas-feiras, das 19h30 às 22h30, com início dia 3 de outubro e término no dia 28 de novembro.

Valor total do curso: R$ 500,00 (dividido em três parcelas iguais).

A quem o curso se destina: Pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós- graduação das áreas de História, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Serviço Social, Relações Internacionais; professores do ensino médio; interessados em geral no tema do curso.

Informações e Inscrições pelo telefone 11-3124-9600 ou através do link http://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/demografia-das-religioes

 

Sobre a Cátedra de Cultura Judaica

Instalada em novembro de2010, aCátedra da Cultura Judaica da PUC-SP tem como objetivo a promoção de estudos diversos de relevância da Cultura Judaica, em aspectos como a língua hebraica, judaísmo bíblico e contemporâneo, políticas internacionais e história dos povos antigos. Busca também criar instrumentos para a compreensão e fomento ao diálogo intercultural e fortalecimento do diálogo inter-religioso, assim como identificar e valorizar o papel das comunidades judaicas na formação sociocultural do Brasil, discutir a diversidade cultural, sob a temática da promoção de valores éticos a partir da perspectiva judaico-cristã; apoiar o desenvolvimento de pesquisas de demanda sobre judaísmo-cristianismo e a nacionalidade brasileira; articular ações entre os setores público, privado, universitário e governamental para a utilização de conteúdos de referência no ensino; sugerir a adoção de conteúdos e disciplinas de temáticas pertencentes aos estudos sobre cultura judaica  nos cursos de graduação e pós-graduação, produzir a difusão de conhecimentos a respeito de cultura judaica, capacitar  professores e alunos de escolas públicas e particulares de Ensino Médio com relação aos diálogos inter-religiosos, identificar e avaliar experiências internacionais e promover debates com dirigentes e sociedade.

A criação da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP foi aprovada no Conselho Universitário (Consun) do mês de outubro de 2010, por unanimidade. O processo de sua criação, no entanto, vem se desenrolando desde o final de 2009, quando o secretário-executivo da Fundação São Paulo, José Rodolpho Perazzolo, esteve em Roma para um encontro de universidades católicas, onde a questão foi levantada. De volta ao Brasil, em conjunto com o reitor, iniciou o processo de criação de uma área de estudos judaicos na PUC-SP.

Curta e compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS