O multicultural José Luiz Goldfarb abre o 2º ciclo “Jardim da Ciência na Casa das Rosas”, hoje, quarta-feira, dia 2 de setembro, das 19h30 às 21h30, com a palestra. “As aventuras de Haroldo de Campos no Mundo da Ciência”.  A entrada é franca. 

 

A Casa das Rosas é palco de mais um grande evento

A Casa das Rosas é palco de mais um grande evento

Pela segunda vez, a PUC-SP, através do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, e a Casa das Rosas promovem o ciclo de palestras “Jardim da Ciência na Casa das Rosas”. São seis palestras que acontecem sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30. O foco do ciclo é a complexa relação entre Arte e Ciência. A entrada é franca (sujeita à disponibilidade de espaço).  Hoje, quarta-feira, dia 2 de setembro, das 19h30 às 21h30, o multicultural José Luiz Goldfarb, curador do evento, abre o ciclo, com a palestra “As aventuras de Haroldo de Campos no Mundo da Ciência”.   “A Casa das Rosas fica à Avenida Paulista, 37, Bela Vista, telefones 11-3285-6986 e 3288-9447.

“Após o êxito do ciclo realizado no primeiro semestre, a Casa das Rosas e a PUC resolveram promover uma nova edição, que trará ao público saberes e sabores encontrados nos diálogos entre a Arte e a Ciência através da história”, diz Goldfarb, que acrescenta:  “dentro do espírito do patrono da Casa das Rosas, Haroldo de Campos, conheceremos uma dimensão mais profunda, quando Ciência e Arte se entrelaçam e formam mosaicos que nos trazem uma visão crítica e prazerosa do conhecimento”.

José Luiz Goldfarb, curador do ciclo, faz a palestra de hoje

José Luiz Goldfarb, curador do ciclo, faz a palestra de hoje

De acordo com Goldfarb, as pessoas, de modo geral, pensam que Arte e Ciência não têm nada em comum e o ciclo da PUC mostra que isso não é verdade. “Arte e Ciência sempre interagiram demais. Esse é um tema questão que deve ser analisada na sua perspectiva histórica, mas também atual, porque com o desenvolvimento cada vez maior da Ciência e Tecnologia, há muita gente estudando e trabalhando com Arte e Ciência. É, portanto, um tema que tem se coloca com grande força na sociedade em que vivemos”, completa Goldfarb.

    

Veja a seguir a programação completa do

2º ciclo “Jardim da Ciência na Casa das Rosas”

 

Dia 2 de setembro, das 19h30 às 21h30

José Luiz Goldfarb – “As aventuras de Haroldo de Campos no Mundo da Ciência”

De acordo com Goldfarb, o poeta e filósofo Haroldo de Campos também se aventurou no tema da Ciência. “Eles escreveu “A Máquina do Mundo Repensada’, que é um poema, um dos últimos da sua vida, onde  ele parte da Física de  Newton e visita a entrada da Física Quântica e da Relatividade, uma reflexão e um poema monumental do grande Haroldo de Campos”, afirma.

 

Dia 9  de setembro, das 19h30 às 21h30

Carla Bromberg  – “Mitos da Ciência e da Arte”

 

Dia 16 de setembro, das 19h30 às 21h30

Maria Helena Roxo Beltran – “Arte, Ciência e Tecnologia na História”

 

Dia 23 de setembro, das 19h30 às 21h30

Cristiana Couto“Alimentação, Arte e Ciência: um Encontro Saboroso”

 

Dia 30 de setembro, das 19h30 às 21h30

Márcia Ferraz – “Ciência e Literatura: Goethe e as Afinidades Eletivas”

 

Dia 7 de outubro, das 19h30 às 21h30

Silvia Waisse – “Artes no século XIX e a homeopatia”

Curta e compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS